top of page
  • Vivian Albuquerque - Psicóloga CRP 12/20688

Como lidar com o luto? Com as perdas?

Atualizado: 17 de mar. de 2021

A pandemia tem causado sofrimento em todos nós, por adaptações na rotina, adaptações no trabalho, o distanciamento social, o uso das máscaras faciais, a insegurança financeira, e ainda preocupações com a nossa saúde mental e física. São muitas coisas para se pensar, não é mesmo?

Mediante todas essas novas adequações, estamos convivendo com perdas e o luto. Talvez você não tenha perdido alguém próximo, mas, possivelmente, conhece alguém que perdeu. Podemos experimentar o luto de diversas formas: como os compromissos adiados, as expectativas e planos que foram frustrados, a perda do emprego, a falta de liberdade, a perda dos vínculos sociais, e o medo da morte que nos ronda todos os dias, até que sejamos vacinados.

Na minha opinião, o luto não é algo que devemos superar, mas sim, um processo que necessita ser vivido, precisando de um tempo para a adaptação na nova rotina. É uma nova maneira de se viver, para quem perdeu alguém muito querido, ou algo significativo.

Podemos lidar melhor com o luto, se o aceitarmos, permitir-se sentir a perda, chorar, deixar que os sentimentos venham à tona, adaptar-se ao novo contexto de vida, guardar com carinho as boas lembranças. Agora, se você não conseguiu expressar a sua dor, e essa "ferida" te machuca, sugiro buscar ajuda profissional.

Diante de tudo isso, é importante que tenhamos um espaço para refletir sobre o que foi perdido, e os sentimentos que acompanham essa perda. A psicoterapia é uma forte aliada nesses momentos tão significativos, sendo um espaço só seu, onde você poderá falar abertamente sobre as suas emoções, desejos, necessidades, enfim, sobre tudo o que quiser comunicar.

Lembre-se: você não está sozinho!


Um grande abraço,

Vivian Albuquerque.



42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page