top of page
  • Vivian Albuquerque - Psicóloga CRP 12/20688

Autismo em Adultos: Uma Perspectiva Psicanalítica

O autismo é uma condição que acompanha o indivíduo por toda a vida. Embora muito se fale sobre o autismo infantil, é fundamental abordarmos as particularidades do autismo em adultos e a importância do acompanhamento psicanalítico.

Adultos com autismo podem se beneficiar significativamente do acompanhamento de um profissional psicanalista. A psicanálise oferece um espaço de escuta e compreensão das subjetividades de cada indivíduo, permitindo que adultos no espectro autista possam expandir seus recursos emocionais e relacionais. É um processo que visa a compreensão do mundo mental do paciente, auxiliando-o a viver as emoções com menos angústia.

A inserção social de adultos autistas é um desafio que deve ser trabalhado desde cedo. A psicanálise pode ajudar na identificação de caminhos para a inserção no mercado de trabalho e na sociedade, sempre considerando as capacidades e limites de cada pessoa. O papel dos pais e educadores é crucial neste processo, assim como o acompanhamento terapêutico que prepara o indivíduo para enfrentar a realidade de forma adaptativa.

Recentemente, o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos Estados Unidos atualizou os dados sobre a prevalência do autismo, indicando que 1 em cada 36 crianças é diagnosticada com o transtorno. No Brasil, estima-se que existam cerca de 2 milhões de pessoas com autismo, um número que deve ser atualizado pelo último Censo do IBGE. Esses dados ressaltam a necessidade de atenção e recursos adequados para o acompanhamento de adultos com autismo (retirado do site: 1 a cada 36 crianças tem autismo, diz CDC; entenda por que número de casos aumentou tanto nas últimas décadas | Educação | G1 (globo.com) , 2023).

 

O autismo em adultos é uma realidade que merece atenção e cuidado especializado. A psicanálise surge como uma abordagem valiosa, proporcionando um espaço de acolhimento e entendimento. Se você ou alguém que conhece, está buscando apoio, lembre-se da importância de procurar um profissional qualificado, que possa oferecer o acompanhamento necessário.



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page